quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

JOÃO, PEDRO, TOMÉ E JUDAS, QUEM É VOCÊ?




Quando as pessoas são chamadas para fazerem parte com o Senhor Jesus no Reino dele, elas, geralmente se enquadram no perfil de um desses, que andaram e serviram ao Senhor aqui na terra.

Algumas, do tipo João; que quando ouvindo e obedecendo o chamado, passando a andar com o Senhor Jesus apreendeu a amá-lo, e amando de tal forma que, o próprio Senhor o trazia para descansar em seu peito, pois João não dava trabalho algum.

Assim está escrito: E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de te trair? (João 21.20). 

Muitas, do tipo Pedro, que quando ouvindo e obedecendo o chamado, passando a andar com o Senhor Jesus, aprendeu a amá-lo, e de tal maneira que, deitar ao seu peito não o satisfaria, queria fazer mais, queria ajuda-lo, queria se dispôr a fazer algo a mais em pro do plano do Senhor, e com isso, se compromete, se expõe, comete erros, dando ao Senhor muito trabalho, “anda por sobre as aguas (Mateus 14.28), confessa Jesus (Mateus 16.13~20), Jesus ora por ele (Lucas 22.31,32), corta a orelha de Malco (João 18.10.11), nega a Jesus por três vezes (Mateus 26.69~75)".

Outras, do tipo Tomé, que quando ouvindo e obedecendo o chamado, passando a andar com o Senhor Jesus aprendeu a amá-lo, porém, não crendo totalmente no que diziam que o Senhor fazia, necessitando ver primeiro os acontecimentos para depois então, crêr.

E por fim, certas pessoas do tipo Judas, que quando ouvindo e obedecendo o chamado, passando a andar com Senhor Jesus, aprendeu a amá-lo, mas, no decorrer de sua trajetória, acabou por trair o Senhor Jesus, devido a sua frustação em ver que o plano que ele alimentava, era equivocado junto ao plano do Senhor Jesus, e por isso o espírito de satanás entrou para usá-lo.

Assim está escrito: Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. E foi e falou com os principais dos sacerdotes e com os capitães de como lho entregaria, os quais se alegraram e convieram em lhe dar dinheiro.
E ele concordou e buscava oportunidade para lho entregar sem alvoroço (Lucas 22.3,4,5,6).

Então podemos perceber que, por serem e agirem daquela forma, cada um ocupou o lugar que mereceram, e não podemos dizer de forma alguma que não tiveram oportunidade, pois, todos foram chamados pelo Senhor Jesus, o problema é que, nem todos obedecem o Senhor.

Escrito está: Mas nem todos  obedecem ao evangelho; pois Isaias diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? (Romanos 10.16).

Note que João por amar e ser fiel ao Senhor, acabou por fazer parte na Bíblia, e sendo privilegiado a subir ao céu em arrebatamento para servir de testemunho o que o Senhor Jesus em Glória permitiu que o vêsse e revelasse ao povo, através  do último livro da Bíblia.

Assim está escrito: E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. (Apocalipse 22.8).

Pedro, por ser dotado de uma personalidade sanguínea, trazendo consigo uma característica peculiar, "a curiosidade, e a destreza" e de querer estar vivendo e vivenciando na íntegra o que o Senhor Jesus estava vivendo, acabava-se por muitas vezes, cometer certos erros, mas, por cometer, tendo a intenção de acertar, pois, todos esses erros cometidos, estavam ligados de uma forma direta ao olhos do Senhor Jesus, e tudo o que por ele [Pedro] foi vivenciado, serviu tão somente para o seu aprendizado, a qual o Senhor  deu lhe a incumbência de começar “ por ele Pedro” a Igreja do Senhor Jesus.

Assim disse Jesus: Pois também te digo que tu és Pedro [rocha, sinto em ti firmeza], e sobre esta pedra [essa vontade, essa distreza, sobre essa convião], edificarei a minha igreja, e as portas do inferno [pode tentar o que quizer], não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves [palavras reveladas, que fazem compreender o plano], do Reino dos céus, e tudo que ligares [concordarem, decretarem], na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares [chegarem a uma conclusão, chegarem a um denominador comum], na terra será desligado nos céus (Mateus 16. 18,19).

Quanto a Tomé, pouco se fala dele, a não ser por uma razão bem direta quando o inclui na virtude da fé, pois o mesmo tinha essa dificuldade de crêr, necessitando ver primeiro para depois crêr, o que contraria a pregação da fé por Nosso Sendo Jesus Cristo, pois, precisamos crêr primeiro, para depois ver.
E é por isso que não há muito de Tomé na Bíblia, ainda sendo um discípulo do Senhor Jesus, Trazia consigo essa deficiência, comprometendo a legítima, autêntica e a eficácia da fé.

Escrito está: Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vêr os sinais dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a  minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio e disse: Paz seja convosco! Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem aventurados os que não viram e creram (João 20.24~29).

E por fim Judas, que também por ser um discípulo do Senhor Jesus, mas não tendo o mesmo entendimento, e ao perceber que o plano do Senhor não era o mesmo plano que ele tinha em mente, acabou-se por se decepcionando e entregando, alcaguetando, e recebendo para essa traição, trinta moedas de prata.

Escrito está: Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles pesaram trinta moedas de prata.
E, desde então, buscava oportunidade para o entregar (Mateus 26.14.15.16).

Trazendo para os dias de hoje , para que nos sirva o que acabamos de ler, para que nos traga entendimento, para que possamos tirar proveito disso tudo, precisamos compreender que, dentre os doze discípulos escolhidos pelo Senhor Jesus, um era diferente do outro, mas serviram ao Senhor Jesus.

Hoje o Senhor Jesus está te chamando para serví-lo; mas, muitas pessoas estão com o entendimento equivocado, distorcido, querendo que aconteça o contrário do propósito. Querendo que o Senhor Jesus os sirvam.

Sendo levados por vento de doutrinas que, mais prendem, doque libertam.

Quem é você?

João?, Que ama, ou passará a amá-lo sem causar problemas?

Assim disse Jesus: Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister [necessário] que venham os escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mateus 18.7).

Pedro?, Que por amar o Senhor, se colocará na brecha, mesmo errando, mesmo se expondo, mesmo não entendendo as vezes como é para fazer, mas, tentando e querendo fazer?

Disse Jesus: Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias [tinha os seus próprios pensamentos e fazia o que tinha em mente]; mas, quando ja fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras [chegará um tempo em que nada mais terá sentido, senão se prostrar ao Senhor, e submeter-se à sua Palavra e a seu caminho], (João 21.18).

Tomé?, Que diz amar o Senhor, porém colocando em xeque tudo o que o Senhor Jesus vem pregando? vacilão!

Assim está escrito: E Jesus clamou e disse: Quem crê em mim crê não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim vê aquele que me enviou. 
Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E, se alguém ouvir as minhas palavras e não crêr, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras ja tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia (João 12.44~48).

Ou Judas?, que até começa bem, dizendo amar o Senhor Jesus, mas, por não entender qual é a sua posição no Reino, e não lutar para buscar a compreensão, preferindo prevaricar e deixá-lo de lado, chegando até mesmo, traí-lo?

Assim está escrito: Mas ao ímpio diz Deus: Que tens tu que recitar os meus estatutos e que tomar o meu concerto em tua boca, pois aborreces a correção e lanças as minhas palavras para detrás de ti?
Quando vês o ladrão, consentes com ele; e tens a tua parte com adúlteros. Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano.
Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tu mãe.
Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que eu era como tu; mas eu te arguirei [reprovarei], e, em sua ordem, tudo porei diante dos teus olhos.
Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.
Aquele que oferece sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho [que faz a coisa certa], eu mostrarei a salvação de Deus (Salmos 50.16~23).



 Qual deles você é, ou será?

João campeão, Pedro pedreira, tomé vacilão, ou Judas traição.


Acesse, ligue, pergunte, nosso objetivo é de auxiliar a todos que precisam de uma mudança de vida.


Que Deus te abençoe.


Ministro Sérgio José.


Em Cristo Jesus.










Pra pensar: A ação nem sempre traz a felicidade, porém, não há felicidade sem ação, pois, o sucesso é fruto da ousadia; então, comece a elevar-se a tal ponto que as ofensas não possam alcançá-lo.










Nenhum comentário: