sexta-feira, 1 de março de 2013

COM ENTENDIMENTO VOCÊ SE ELEVA






E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito.
Vamos, pois, até o Jordão, e tomamos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamos-nos ali um lugar, para habitar ali.
E disse ele: ide.
E disse um: Serve-te de ires com os teus servos.
E disse: Eu irei.
E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira e sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado.
E disse o homem de Deus: Onde Caiu? E mostrando-lhe o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro.
E disse: levanta-o. Então, ele entendeu a sua mão e o tomou (2º Reis 6.1~7).


Primeiramente, precisamos listar o significado das palavras para esta revelação.


Estreito- lugar apertado- espiritualmente-  está difícel suportar.

Jordão- [hebraico- O que desce]- Rio da Palestina- espiritualmente, águas turvas, não dá para ver quase nada, parece não ter luz no fim do túnel.

Viga- madeira mestra para sustentação de um telhado- espiritualmente, juizo, colocar nossa vida para seguir à  disposição da Palavra.
 
Cortaram madeira- tiravam da mata o que precisavam- espiritualmente, buscam no mundo qualquer coisa e de qualquer maneira, para suas soluçôes, deixando de lado a prudência e o temor.
 
Ferro- minério- machado- espiritualmente, pessoa de dura cerviz [não consegue baixar a cabeça e reconhecer o erro].


Água- líquido inodoro indispensável para a vida- espiritualmente, Palavra de Deus.


Emprestado- tomar de alguém algo por um tempo com o seu consentimento- espiritualmente, nossa vida foi dada por empréstimo para reinar na terra, e por um determinado tempo.

Caiu- desabou- espiritualmente, errou.


Cortou um pau- conseguiu levantar o machado com a vara ali existente- espiritualmente, cortar algo em sua vida a qual fará você se elevar.


Pois bem.


Muitas pessoas ainda que estejam em suas respectivas igrejas, mas, ainda atravessando por certas situações que parece não ter solução, e o tempo vai passando e as forças parece chegar ao fim, e passa a ser comum ouvir pessoas dizer que estão no estreito.

Assim está escrito: Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena (Provérbios 24.10).

Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado (Hebreus 12. 12,13).

Como aqueles homens que quiseram ir morar à beira do Jordão; trazendo cá, para o nosso entendimento, tendo-as como revelação do Espírito Santo para conosco.


O Senhor quer nos dizer, o que foi dito lá atrás para Josué: --Moisés meu servo é morto [aquilo que acreditou, que te guiou, falhou? morreu?], levanta-te, pois, agora, passa este Jordão [águas turvas] tu e todo este povo [você e sua família], à terra que eu dou aos filhos de Israel (Josué 1.2).
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como disse a Moisés.
Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais que daria.
Tão- somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei [liberdade com Cristo], que o meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta Lei [Bíblia], antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, prudentemente te conduzirás.
Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus, é contigo por onde quer que andares (Josué 1.3~9).


Com essa força [fé na Palavra], você atravessará o Jordão, [rio de àguas turvas], conseguirá solucionar os problemas que te cercam, aqueles que acham que não tem mais solução, conseguirá, e com isso, atrairá a atenção dos que estão ao seu redor, e se converterão.


Lembre-se: Não é para você morar à beira do Jordão, isto é: não é para ter uma vida religiosa, isso quer dizer: estar na igreja, fazer parte da igreja, mas, a Palavra de Deus que lhes dará a direção, não é captada, não é compreendida; isso é morar à beira do Jordão.

Com fé, e direção pela Palavra, você certamente vencerá [atravessará], isso quer dizer que: não é para se acostumar, acomodar com os problemas que está vivendo. O Senhor pede para você atravessar, e não, acomodar-se, não é para ficar convivendo com ele [descer rio abaixo].


Uma pessoa de Deus, irá com você, e te auxiliará até onde vai a Palavra, quando se sai da Palavra, essa pessoa de Deus não poderá ir com o requerente.


Quando chegaram ao Jordão, cortaram madeira.


Esta revelação, quer nos dizer assim: Se você ir para o caminho do mundo, automaticamente irá recorrer aos recursos que o mesmo [mundo], te oferece.
 
Portanto, assim diz o Senhor: Mas o justo [justificado pela fé] viverá da fé [fé na Palavra] e, se ele recuar a minha alma não tem prazer nele (Hebreus 10.38).


Quanto ali: cortando madeira, e derribando uma viga, o machado caiu na água e clamou e disse. Ai! Meu senhor! Porque era emprestado.
 
Para o nosso entendimento, quer nos dizer: Que ao buscar certos recursos no [mundo] corre se o risco de “derrubar a viga” perder o senso da justiça, perder o juízo, e por fim; acabar-se, saindo do propósito, se perdendo na caminhada, desfalecendo-se as forças, e na fé, a ponto de que a Palavra de Deus para essa pessoa [ferro caiu na água], já não tem mais persuasão, não tem mais o efeito de te direcionar, em muitos casos, se tornam religioso, e em outros, acabam por deixar de lado tudo o que aprendeu e se desviam do caminho da verdade.


Assim está escrito: O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura (Provérbios 29.1).


E você precisa sempre lembrar, como lembrou aquela pessoa que disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado.

Você foi emprestado à esta terra por um tempo, e que você traga sempre à mente, à lembrança de dizer: Ai! Meu Senhor! Porque a minha vida aqui embaixo foi pelo Senhor emprestada, e por um tempo.
 
Assim está escrito: De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.

Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau (Eclesiastes 12.13,14).


E para essas pessoas que deixaram o caminho do Senhor, que deixaram de receber a sábia direção, que se desviaram do caminho da verdade.


O que nos resta ainda a fazer é perguntar: Onde caiu? 

Onde foi que você errou? Mostra-nos o que, e como aconteceu? Pois, iremos analisar, diagnosticar, buscar sabedoria do alto para direcioná-lo sobre esse assunto, e recomeçar, “ tijolo por tijolo, degrau por degrau, de fé em fé”. Nunca mais, você cairá.


Quando foi dito que o profeta cortou um pau e fez flutuar o ferro.


Quero lhe dizer como Ministro do Senhor, que para você que caiu, errou, precisará sábiamente cortar certas coisas que está pesando em sua vida, e por isso não conseguirá subir, não conseguirá flutuar, pois se encontra muito pesado e por isso submerso.


Comece a cortar algo que está te atrapalhando, algo que não está agradando ao Senhor, para que receba do Senhor, providências que fará você se elevar.


Assim diz o Senhor: Não temas porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que irritaram contra ti; tornar-se-ão nada, e os que contendem contigo perecerão.
Buscá-lo-ás, mas não os acharás; e os que pelejarem contigo tornar-se-ão nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo (Isaias 11.10,11).

Então, chegamos a conclusão de que: Ainda que esteja no estreito, vivendo maus bocados, tenho a boa notícia pra te dizer: Levanta-o, em outras palavras: estendo as minhas mãos para te auxiliar, sabendo que: O Senhor é conosco, e é por nós.

Acesse, ligue, pergunte, nosso objetivo é auxiliar a todos que precisam de uma mudança de vida.


Que Deus te abençoe.


Ministro Sérgio José.


Em Cristo Jesus. 







Pra pensar: Duvidar de tudo ou em tudo crer, são duas soluções igualmente cômodas, que dispensam ambas de refletir, pois, a principal enfermidade do homem, é a curiosidade inquieta do que não pode conhecer.

Nenhum comentário: