sexta-feira, 15 de novembro de 2013

NÃO VINGUEIS POR VÓS MESMOS.

Por muitas vezes deparamos com situações que nos leva a sentir vontade de resolver por nós mesmos, no braço, e na carne, todo aquele constrangimento que alguém arremessa contra nós. 

Mas, contamos até dez para que naquele momento, o Espírito Santo possa nos lembrar o que Ele próprio nos ensinou. E sendo assim, ainda com muita ira, mas na direção de Deus, entregamos toda aquela situação em suas mãos, por submissão à sua palavra.

Assim está escrito: Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor (Romanos 12.19).

Então, temos a direção do Senhor para submetermos, e não tomarmos atitudes fora do mandado, pois, não sabemos ao certo se aquela atitude que tomaríamos, seria a certa, se a atitude que tomaríamos, louvaria a Deus.

Assim está escrito: Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus (1º Coríntios 10.31).

Para qualquer outra pessoa, tomar atitudes vingativas, e a vingança é uma das armas que só uma pessoa fraca usa, pois, revela um meio de apunhalar traiçoeiramente alguém, que sentirá a dor sem que possa defender-se, e a pessoa que tem agido assim, traz consigo uma posição de "Juiz", pois, julga a ação de outrem, e dá-lhe a sentença, causando no "réu", um espanto por estar sendo sentenciado por algo que: Se fez?, poderia estar sendo sanado com outros tipos de tratamento, e se não fez? como fica?.

Por isso é que o Senhor não autoriza que vingamos por nós mesmos, exceto, quando tem a sua permissão; e a pessoa a qual fará isso terá a direção do Senhor, e saberá quando, e como fazer.

Caso contrário, o Senhor tratará com as pessoas, que tem por liberação própria, essa necessidade interna de vingança, e isso é um mal que essa pessoa traz consigo, precisando de libertação para com essas ações; pois, são atitudes contrárias a sã doutrina do Senhor.

Estarão agindo por influências satânica, sem sabedoria, ou até mesmo pela maudade do coração, e o preço dessas ações, serão caríssimas.

Assim está escrito: Tens visto um homem sábio ao seus próprios olhos? Maior esperança há no tolo do que nele (Provérbios 26.12).

Quando uma pessoa ao concluir uma vingança, destila-se na sua mente, coração e boca, uma satisfação do efeito buscado, isto é; o prazer da dor que a outra pessoa senti.

Macabro, ou não?

Quando alguém toma uma atitude de vingança, passa a ser notório que; se fez o que fez, é porque senti-se confortável o suficiente, e se achando sábio o bastante para aplicar a vingança sobre alguém, mas, se esse alguém vingado for inocente nessa ação, o castigo será ainda mais pesado.

Assim está escrito: Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia (1º Coríntios 3.19).

Sendo assim, vemos que, quem age dessa forma, pagará um certo preço; e muito mais caro ainda, para aqueles que preparam a vingança, para aqueles que montam a vingança, para aqueles que maquinam a vingança, e acredite, tem muita gente agindo assim.

Para alguém que possa estar passando por esses problemas, sendo injustiçado, o Senhor te tranquiliza, dizendo: Dizei aos turbados de coração; Esforçai-vos e não temais; eis que vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará (Isaías 35.4).

Saibam então, o que acontecerá com essas pessoas.

Assim está escrito: Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levanta contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que vem de mim, diz o Senhor (Isaías 54.17).

Se as pessoas tem feito mal a alguém, certamente prestará conta ao Senhor, mas, se alguém tomar por certo a vingança, e essa vingança possa estar sendo aplicada de uma forma equivocada, e esse preço será sem dúvida, ainda mais caro.

Assim está escrito: Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres porque Eu sou teu Deus; Eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritaram contra ti; tornar-se ão nada; e os que contende contigo perecerão (Isaías 41.10,11,12).

Então vemos que, que se agirem assim, perecerão, é o Senhor que o diz.

Pessoa que tem agido assim, machucando e ferindo sem pensar nas consequencias.

Assim está escrito: Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima, a sua alma abomina: olhos altivos [olho gordo], e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquinam pensamentos viciosos, e pés que se apressam em correr para o mal, e testemunhas falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos (Provérbios 6.16,17,18,19).

Para essas pessoas diz o Senhor assim: Eu o Senhor, esquadrinho o coração, Eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos, e segundo os frutos das suas ações (Jeremias 17.9).

E diz mais: Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau (Eclesiastes 12.14).

Precisamos então nos reciclarmos, atender o seu pedido quando nos diz: Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente, derramarei sobre vós o meu espírito [O meu intento], e farei saber as minhas palavras.

Mas, porque clamei, e vos recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem desse atenção; antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também Eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor, vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia.

Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão.

Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.

Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se ão dos seus próprios conselhos.

Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.

Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal (Provérbios 1. 23~33).

E como não bastasse, assim se encontra escrito: Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister [necessário], que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mateus 18.7).

Diz também: Não toqueis nos meus ungidos e não maltrateis os meus profetas (Salmos 105,15).

Então, como está escrito: Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor (Romanos 12.19).

Tudo isso que acabara de ler, são palavras que saíram da boca do Senhor para a sua vida.

Ele está dizendo para nós assim: E disse-me o Senhor: Viste bem; porque Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir (Jeremias 1.12).

E diz também: Deus não é homem para que minta; nem filho de homem para que se arrependa; porventura diria Ele e não faria? Ou falaria e não o confirmaria? (Números 23.19).

Quero eu como ministro da palavra de Deus, pedir para que leve a sério o que acabou de ler, pois assim está escrito: 

Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade; porque o nosso Deus é fogo consumidor (Hebreus 12. 28,29).

E mais uma vez lhe chamo a atenção: Cuidado com o que possa estar fazendo, pois, os olhos de Deus estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons (Provérbios 15.3).

Procure se submeter à palavra de Deus para que sejas sábio, e não sofra nenhum mal.

Assim está escrito: O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo encoleriza-se [faz-se ver diferente], e se dá por seguro (Provérbios 14.16).

Venha ser sábio e aprender a desviar-se do mal, e prudentemente se conduzirá.

Acesse, ligue, pergunte, nosso objetivo a auxiliar a todos que precisam de uma mudança de vida.


Que Deus te abençoe.



Ministro Sérgio José.



Em Cristo Jesus.











Pra pensar: "Os culpados pensam que todas as conversas são sobre eles".


Nenhum comentário: